COMO ORGANIZAR A CASA EM APENAS 15 MINUTOS POR DIA

Sabemos o quão difícil é ter tempo e disposição para dar aquela geral na casa. Mas nem tudo está perdido! Com a ajuda de três personal organizers, separamos dicas para você arrumar tudo gastando apenas 15 minutos por dia. Testamos e funcionou

Seja tempo, disposição, filhos ou rotina, a verdade é que quase todo mundo tem um bom motivo para não conseguir arrumar a casa diariamente. Se você não tem alguém que faça a limpeza e organização por você, fica complicado até saber por onde começar. Por isso, separamos as dicas de Priscila Sabóia e Ivana Portella, fundadoras do Seja Personal Organizer e Juliana Faria, profissional da YRU Organizer, para mostrar que é possível manter a ordem na casa gastanto apenas 15 minutos por dia.

Todas essas dicas podem se aplicar para construir móveis planejados.

1. Um cômodo de cada vez

Divida a limpeza da casa por cômodo e por dia e faça uma lista de tarefas para saber o que deve ser feito em cada lugar. “Programe cada dia da semana para uma coisa diferente, por exemplo: duas vezes na semana você tira esses 15 minutos pra varrer a casa e juntar a bagunça espalhada, uma vez por semana você tira pra dar jeitinho no banheiro e no quarto, uma vez por semana você dá um trato na cozinha”, Priscila sugere.

2. Tirar o pó + passar um pano + separar o que está fora de lugar

Na arrumação da casa, pequenas mudanças surtem grandes efeitos. Em todos os cômodos, tirar o pó e passar um pano úmido já faz uma grande diferença. Se a bagunça for muito grande, coloque em uma sacola tudo o que está fora do lugar. Quando tiver mais tempo, vá guardando item por item. No banheiro, coloque as toalhas para secar e tire o lixo. Na cozinha, lave a louça, limpe a pia, o fogão e mantenha os armários em ordem. No quarto, arrume a cama e guarde as roupas e sapatos. Na área de serviço, coloque as roupas sujas na máquina e retire as secas do varal.

3. Encontre o melhor horário

Segundo Juliana, os melhores horários são aqueles em que temos mais energia, seja de manhã ou à noite. O ideal é você reservar alguns minutos de manhã e outros da noite e tirar um dia da semana para executar a faxina pesada, apenas fazendo a manutenção nos outros dias. Se acordar cedo é maçante para você, fique com as tardes e as noites. O importante é arrumar a casa de bom humor – dentro do possível, claro.

4. Torne a tarefa agradável

Coloque uma música animada enquanto faz o trabalho e dê-se uma recompensa depois, como ir fazer as unhas ou encontrar os amigos. Assim, você nem vai sentir o tempo passar. Sem contar que ver a casa arrumada e limpa já é uma recompensa!

5. Deixe isso pra lá

Seja uma pessoa desapegada. “Quanto menos coisas espalhadas pela casa, mais rápida será a limpeza”, aponta Juliana. Evite ter muitos objetos miúdos e peças decorativas em estantes, mesas de centro e criado mudo. Eles dificultam a limpeza e às vezes tornam o ambiente poluído visualmente. Quanto mais objetos aparentes, maior a sensação de bagunça.

6. Faça da rotina um hábito

Se você sempre guardar as roupas no armário antes de dormir ou se lavar a louça após sujá-la, com o tempo vai passar a fazer isso automaticamente. A prática se tornará um hábito, não uma obrigação. Quanto mais você fizer algo diariamente, mais incluirá a prática na sua rotina.

7. Divida tarefas

É dever de todos os moradores cuidar da casa. Separe as tarefas com os outros moradores. Se todos se propuserem a ajudar, não há porque a faxina demorar mais do que 15 minutos diários. Se você mora sozinho, abuse dos equipamentos mais eficientes para fazer várias tarefas em menos tempo.